9 Coisas que Ninguém te Conta Sobre o Pós Parto!

em 18 janeiro 2022

 


Os primeiros meses após o parto, conhecidos como puerpério, são repletos de mudanças físicas e emocionais. Muitos falam sobre as maravilhas de se tornar mãe. Do amor incondicional, da emoção do parto, do momento de cumplicidade na amamentação… Isso tudo é realmente maravilhoso e precisa sim ser falado, mas essa não é a história completa.

O que quase ninguém comenta é que o pós parto não é tão simples e requer sim muitos cuidados não só com o bebê, mas também com a mãe. Informação real tem se feito cada vez mais necessária nesse mundo "romantizado" que vivemos.  

Por isso, trouxemos para você "9 Coisas importantes sobre o pós-parto que ninguém te conta".


1) Mix de Emoções;

Durante toda a gestação a mulher passa por um grande embaralho em suas emoções, algumas são deixadas de lado e outras potencializadas e isso é ainda mais forte no pós-parto. 

Alguns sentimentos podem se intensificar e não é nada incomum mulheres que se sentem mais tristes e até angustiadas durante esse período.
Apesar de comum, isso não significa que não requer atenção. Esse sentimento de tristeza facilmente se confunde com a depressão pós parto e é conhecido como "baby blues". Não se preocupe, com o tempo e a reorganização hormonal natural do seu corpo, esse sentimento sumirá. Entretanto é importante saber distinguir o "baby blues" da depressão.
Os sentimentos gerados pela depressão pós-parto normalmente vem acompanhados de pensamentos suicidas e até homicidas, portanto se essa sensação não regredir naturalmente entre o primeiro e segundo mês após o parto, procure um especialista.  

 2) Febre;

Nos primeiros dias após o nascimento do bebê é comum a mulher sentir febre. Isto pode ser um sinal de que o leite está descendo! Nesta fase também é normal que a mulher fique com as mamas cheias, quentes e doloridas. A descida do leite ocorre entre 24 e 72 horas após o parto.

3) Menos Vontade de ter Relações Sexuais;

Depois do parto, é normal diminuir o desejo sexual devido ao cansaço e estresse em função das necessidades e cuidados da criança e da amamentação. Além disso, no pós-parto, frequentemente a vagina fica com sua mucosa mais fina e menos lubrificada e a mulher pode sentir dores e incomodos durante o sexo.

4) Gases e inchaço;

O inchaço no pós-parto é absolutamente normal e em casos de parto por cesárea, a mulher pode desenvolver muitos gases.

Isto porque o ventre dela é aberto durante a cirurgia e acaba favorecendo a entrada de ar que irão formar gases. 

5) O Cabelo Cai;

Começou a sentir uma diminuição no volume do seu cabelo? Isto é completamente normal. Durante a gestação as alterações hormonais fazem com que os folículos capilares entrem na “fase de repouso” e deixem de fazer o cabelo crescer.

Cerca de três meses após o parto, os hormônios voltam ao normal e todo o cabelo que não caiu na gravidez, passa a cair no pós-parto.

 6) Ocorre um Sangramento;

O sangramento no pós-parto, cujo nome técnico é lóquio, é normal e dura em média 5 semanas, sendo caracterizado pela saída de sangue vermelho-escuro com consistência espessa e que, por vezes, apresenta coágulos.

Ele não é uma menstruação, viu? Esse sangramento é do local de dentro do útero onde a placenta ficava, que vai cicatrizando gradualmente, ao longo dos dias.

7) As contrações continuam;

Pensou que ia se livrar das contrações rapidamente? Nada disso! Mas pode ficar tranquila porque as contrações após o parto são bem diferentes daquelas que sentimos durante a gravidez.

É comum a mulher sentir algumas contrações na pós gestação pelo fato do útero estar retornando ao tamanho normal. Essas contrações serão muito mais leves do que as do parto.

8) Sua Barriga de Grávida Continua;

O bebê nasceu, mas a barriga continua? Calma, isto é normal. Afinal, o útero aumentou muito durante a gestação e este crescimento ocorreu lentamente ao longo de nove meses. Portanto, assim como ele demorou para aumentar de tamanho, o útero também vai levar um tempo para voltar ao normal.

9) As Manchas que Surgiram Durante a Gravidez Irão Sumir;

Durante a gravidez, a mulher sofre uma avalanche hormonal que pode desenvolver algumas manchas na face e a hiperpigmentação do mamilo, axilas, virilhas, vagina e linha no centro do abdômen. A boa notícia é que após o parto todas essas alterações são reversíveis espontaneamente geralmente após seis meses, que é o tempo médio para a volta ao corpo original.

    Apesar de boa parte das mudanças que listamos não serem tão agradáveis para mãe, não se desespere! Todas elas tendem a passar com o tempo. Acontece que o seu corpo se adaptou durante 9 meses para comportar o bebê e agora precisa se reorganizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Topo