Como Contar que Estou Grávida?

em 06 janeiro 2022




Estou grávida! E agora? Como vou contar para meus pais, namorado/marido?
Com toda certeza essa é uma das principais perguntas que toda mamãe se faz quando descobre a gravidez. E esse questionamento costuma vir acompanhado de um mix de sentimentos desde alegria extrema a medo e insegurança. Para discutir esse assunto vamos partir de dois cenários: 
Gravidez desejada VS Gravidez indesejada.

• Gravidez Indesejada, e agora?
A primeira coisa que precisamos definir antes mesmo de pensar em dar a noticia para alguém é o motivo pelo qual você não desejava engravidar agora, medo da opinião dos outros? Insegurança financeira? Fora do tempo? 
Bom, seja qual for o motivo, precisamos entender que engravidar é algo absolutamente natural e que de forma nenhuma deve vir acompanhado de nenhum tipo de julgamento seja de quem for. A gravidez é uma dadiva, um dom! A capacidade de gerar uma vida deve sempre ser vista como um privilégio ainda que a primeiro instante possa assustar. Muitas são as mulheres que buscam incessantemente alcançar esse feito, algumas contrariando até a própria medicina e você foi agraciada com essa oportunidade. Entender isso sem dúvidas vai te dar muito mais segurança, força e coragem para dar a notícia. 
Agora vamos para parte prática: Como devo dar a notícia?
Já que entendemos o quão grande privilégio é poder gerar um bebê, é importante passar esse sentimento quando for contar para alguém. Nunca fale com ar de pesar ou como se precisasse se desculpar. Foque em enaltecer todos os pontos positivos e em demonstrar a todos o quão especial é esse momento. Também é super válido demonstrar a pessoa que receberá a notícia que ela está sendo a primeira ou uma das primeiras a saber justamente porque ela é importante para você e também para o bebê. 
Essa missão pode parecer difícil e gerar medo, mas sem dúvidas em pouco tempo o sentimento de gratidão tomará conta da conversa e você conseguirá transformar uma situação tensa em um momento de muito amor.

• Gravidez Desejada, chegou a hora de dar a tão esperada noticia!
Não há sensação mais gostosa e prazerosa do que descobrir que finalmente, depois de tanto tempo esperando você está gravida. É gratificante e emocionante e nessa hora tudo que queremos é compartilhar essa alegria com as pessoas que mais amamos, nosso parceiro, os avós da criança, a melhor amiga...
É fato que os nossos sentidos são dois grandes aliados na hora de criar lembranças, quem nunca sentiu um aroma e foi levado ao um exato momento onde esse aroma se fazia presente ou uma música que te lembra alguém especial ou até mesmo o sabor de um alimento que te remete a sua infância? Pensando nisso separamos algumas inspirações de surpresas baseadas nos nossos sentidos que podem ser feitas para tornar esse momento ainda mais inesquecível. 

1) Audição. 


Uma ideia muito bacana relacionada ao sentido da audição é a de reunir todo mundo em ambiente familiar, seja na sua casa ou até mesmo na casa de um dos participantes deste momento e em dado momento desta "reunião" (que pode ser um jantar por exemplo) pedir a atenção de todos e simplesmente soltar áudios que remetam a gravidez, como por exemplo as batidas do coração na primeira ultrassom, gargalhadas de bebês, choros, e por fim, se ninguém ainda entender o recado vale soltar uma música dessas que falam sobre maternidade. Com certeza a emoção tomara conta da mesa. 


2) Paladar.

Talvez esse seja um dos sentidos que mais traz a tona lembranças de momentos bons. 
Um ideia muito legal é a de fazer doces como brigadeiros, beijinhos, bombons com confeitos em formato de mamadeira, chupeta e itens que remetam ao bebê para presentear as pessoas para quem você quer dar a noticia. 
Com certeza a ficha irá cair na hora e a pessoa irá entender do que se trata. 
Prepare-se para os abraços, choros emotivos e felicitações.
A e capriche no sabor, porque com certeza esse será lembrado e associado ao momento em que a noticia foi dada pra sempre, rs. 
Essa ideia também é super valida na hora de fazer o chá de bebê, afinal fica uma fofura não é mesmo? rs

3) Tato:
Bom, o tato não é um sentido que induz tantas lembranças assim, mas sem dúvidas essa ideia que vou te passar agora é uma das mais legais, rs
Reúna as pessoas que você quer dar a noticia para uma noite especial, diga que quer contar algo muito importante e prepare um jantar para tornar a noite ainda melhor. Durante determinado momento peça a atenção de todos e diga que você quer fazer uma brincadeira. E agora é que tudo começa:

• Em uma caixa bem fechada abra um pequeno buraco suficiente apenas para passar uma mão. 
• Dentro dessa caixa coloque objetos que remetam ao bebê, mamadeiras, chupeta, lencinhos, fraudas... 
• Peça a cada um para tentar descobrir oque tem dentro da caixa. (coloque uma venda na pessoa para não correr risco nenhum dela enxergar o conteúdo da caixa.)
• Enfatize que se ela descobrir não poderá falar oque tem dentro, terá que se segurar e guardar para sí mesma. 
• Neste momento você irá ver a reação de cada um, alguns intrigados, outros emocionados por já terem entendido o recado e outros meio perdidos por não terem descoberto os itens da casa. 
• Por fim peça a cada um que revele oque descobriu. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário



Topo