Como Diminuir a Queda de Cabelo Durante o Puerpério (Não se desespere!)

em 08 janeiro 2022


A queda de cabelos no pós parto é super comum e afeta quase 100% das recém mamães, principalmente as que amamentam. O período é bastante variado, pode começar a se notar os primeiros fios caindo logo após o parto ou em alguns casos meses após. Essa queda é absolutamente natural e se da por conta das mudanças hormonais que acontecem desde o inicio da gestação até o pós parto. 
Não é necessário se alarmar! No geral a queda de cabelo ocorre até o 6º mês após o nascimento do bebê, mas não é tão incomum casos onde essa queda persiste até mesmo depois desse prazo e nesse caso é muito importante consultar um dermatologista que irá examinar o couro cabelo e receitar o tratamento correto. 

Apesar de natural, essa queda pode ser amenizada de forma significativa seguindo algumas dicas, e é sobre isso que vamos tratar hoje. 
Selecionamos para você, 3 hábitos para diminuir a queda de cabelo durante o puerpério.

1) Alimentação.


Não é nenhum segredo que a alimentação tem grande impacto na queda capilar, afinal, é através dela que recebemos a maioria dos nutrientes em nosso organismo.
Alimentos proteicos como ovo, leite e carnes são importantes nesta fase, não só para conter a queda de cabelos, mas também para recuperação da mamãe no pós parto. 
Além disso vale investir em alimentos ricos em vitamina A, tais como a cenoura, espinafre... No geral frutas e legumes amarelos e alaranjados ou vegetais verde-escuro são ricos em carotenoides que na sua maioria são fontes de vitamina A.
Alimentos que contenham ferro também são uma ótima pedida, principalmente após o parto, pois em alguns casos a mulher perde muito sangue e acaba por ter déficit de ferro no organismo. Alguns exemplos de alimentos ricos em ferro são o feijão e a beterraba. 
Vale lembrar ainda que além de favorecer a diminuição da queda capilar, se alimentar de forma nutritiva no puerpério é muito importante para produzir um leite materno com as vitaminas necessárias ao bebê.

2) Não Lave os Cabelos Todos os Dias.


Para as mamães que tem o hábito de lavar os cabelos todos os dias, pode parecer até anti-higiênico, mas na realidade o excesso de shampoos e condicionadores é um grande aliado na queda capilar, não só durante o puerpério. O ideal é lava-los de 3 a 4 vezes por semana e deixa-los secar de forma natural sem uso de secador, apenas usando a toalha de forma suave.
O uso de chapinhas e escovas também não é aconselhável, pois os fios estão mais frágeis e sensíveis, facilmente podem arrebentar ou se desprender do couro cabeludo, opte por pentes maiores para pentear e desembaraçar os cabelos. 

3) Se acalme.


A ansiedade e o estresse são aliados conhecidos da queda capilar não só após o parto, mas no puerpério a incidência desses dois vilões é muito mais comum, porque além da grande carga emocional que a mulher recebe, as alterações hormonais também se fazem presente.
Exercícios de meditação são uma boa ideia para acalmar os ânimos, rs, outra sugestão, são chás e alimentos com propriedades calmantes, como o chá de camomila e o maracujá por exemplo. 
A fase do pós parto é cheia de novidades e muita, mas muita adaptação, a rotina da mamãe muda completamente de uma hora para outra e isso afeta muitas vezes o emocional, as vezes é necessário desligar um pouco.

Tire um tempo para você! Esse sem dúvidas é o melhor remédio contra o estresse.

Nessa fase todos os holofotes e atenções se voltam ao bebê e é compreensível, mas é importante lembrar que você também requer cuidados, por isso, tire um momento só seu. Nessa hora peça ajuda das titias, papai, avós e de quem puder, você precisa descansar, relaxar, colocar aquele episódio da sua serie preferida que não conseguiu terminar de assistir...
Ok, talvez essa pareça ser uma missão quase impossível, mas não é! 
Apesar da necessidade indiscutível do bebê de estar com a mãe, é possível e indispensável, entre um cochilo e outro, um choro e outro tirar alguns minutinhos para você! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário



Topo