10 Fatos Curiosos Sobre Amamentação que Provavelmente Você nem Imaginava 😱

em 04 fevereiro 2022


O que uma mãe mais quer após aguardar toda a gestação é segurar seu bebê nos braços e finalmente começar a pôr em prática todos os planos de amor que ela tem para o seu bebê. Um dos principais, sem dúvidas, por natureza, é o aleitamento materno!

Muito se fala sobre a importância desse momento, mas dessa vez trouxemos alguns fatos curiosos que talvez você não tenha visto em lugar algum. Confira:

1- A amamentação queima entre 500-600 calorias por dia. Isso significa que algumas mães podem acabar perdendo peso sem qualquer exercício adicional.

2- O leite materno também contém anticorpos e glóbulos brancos vivos que ajudam o bebê a combater infecções. E quando você ou seu bebê estão doentes, a quantidade dessas células no leite materno aumentam.

3- Cada mamãe produz um leite diferente! Duas mulheres jamais vão produzir leites idênticos, embora eles possam ser igualmente nutritivos. Isso acontece porque a produção varia conforme a hora o dia, a alimentação e até fatores ambientais.

4- O leite materno nem sempre é branco. Por mais curioso que seja ele pode ser azul, verde, amarelo, rosa ou laranja, dependendo do que você come ou bebe. Mas não se preocupe, está tudo bem para o bebê.

5- O cheiro e o sabor do leite materno mudam dependendo dos alimentos que você ingere. Expor o seu pequeno a mais sabores durante a amamentação pode levá-lo a ser menos exigente quando você começar a introduzir sólidos.

6-  Quem amamenta tem menor risco de desenvolver doenças mais graves como o câncer de mama, câncer de ovário, doenças cardíacas, derrame, diabetes tipo 2 e depressão pós-parto. E quanto mais tempo uma mulher amamenta em sua vida, mais proteção ela recebe.

7- O leito materno ajuda no desenvolvimento cognitivo. Com isso, bebês prematuros alimentados com mais leite materno nos primeiros 28 dias de vida têm melhor desenvolvimento cerebral quando chegam a data de nascimento original e veem benefícios para o QI e para as habilidades de memória mais tarde na infância.

8- Utilizar a bombinha de sucção ajuda no aumento de produção de leite. Algumas mulheres podem produzir um pouco menos de leite do que outras e o uso da bombinha ajuda muito a estimular essa produção, principalmente quando a mãe não pode oferecer o seio por algum motivo.

9- Amentar aumenta sensação se bem-estar. Mais um ponto a favor da mãe! Aqueles momentos de aconchego e intimidade entre mãe e filho favorecem a sensação de bem-estar e de realização. Esse ato é associado em diversas pesquisas como aliado no combate e na redução da depressão pós-parto.

10- O leite pode ser doado para outros bebês. Para isso, basta fazer a coleta correta do leite que sobra após a amamentação do filho. As orientações são passadas pelo Banco de Leite Humano (BLH) da cidade, quando ela se cadastra como doadora e você também pode procurar se informar melhor no hospital maternidade mais próximo da sua cidade

Se você gostou desse post, continue por dentro de tudo!


Clique aqui, volte a página inicial do nosso blog e saiba mais sobre diversos assuntos a respeito do mundo materno!

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário



Topo