A Importância do Banho de Sol no Período Gestacional

em 17 março 2022

 

Que a exposição solar é de grande importância à vida de cada uma de nós, não é surpresa alguma pois estamos acostumadas a ouvir sobre a necessidade dos banhos de sol. Mas, vocês sabem por quê?

 

Em resumo, a Vitamina D é um hormônio gerado a partir de um processo químico onde o corpo converte os raios ultravioleta absorvidos. Assim, a Vitamina D é responsável por atuar na imunidade, na saúde óssea, no bom metabolismo, na integridade do sistema cardiovascular e no sistema nervoso. Com isso, é excelente auxiliar em todo período da gestação (onde a grávida naturalmente tem sua imunidade reduzida para receber melhor o bebê), equilibrando seus níveis imunológicos, gerando bem-estar à gestante e garantindo a integridade da sua saúde.

 

Vale lembrar que todo esse processo só se torna proveitoso se aliado à uma alimentação balanceada e rica de alimentos que fortifiquem a gestante e seja somada ao processo.

 

Diante da sensibilidade do período gestacional e da variação hormonal com as quais somos acometidas nesse período, existem algumas precauções a serem tomadas nos momentos do banho de sol. Pensando nisso, trouxemos algumas dessas dicas para vocês:

 

 

1.      O Horário Ideal ☀️

 

É sugerido que, apesar dos horários de maior aproveitamento à absorção da Vitamina D sejam das 10hs da manhã até as 16hs da tarde, a grávida se atente ao período de exposição que se propõe a estar;

Para maiores períodos, o momento ideal seria indicado às primeiras horas do dia, onde se pode ter uma exposição maior e com menos riscos à gestante, o que garante o conforto de não ter de se preocupar em contar os minutos ao pegar aquele solzinho!

 

 

2.      O Protetor Solar à Longa Exposição 🕶

 

Recomenda-se maior atenção às áreas mais sensíveis do corpo no período da gravidez, como a barriga - que tem sua pele afinada com o crescimento, o rosto - que tende à uma maior sensibilidade, braços e pernas - que tendem ao inchaço. Lembre-se de usar filtragem superior a 30 FPS, pois assegura uma melhor cobertura e previne o aparecimento de manchas.

 

Devemos considerar que ainda que o protetor solar tenha como função a formação de uma barreira que absorve os raios UV e impede que danifiquem a pele, consequentemente também impede a conversão química à vitamina D, barrando seu proveito. Portanto, escolha os horários e período ideais ao banho de sol para um maior aproveitamento da luz solar sem que haja grande necessidade do uso de protetor solar.

 

 

3.      A Boa Hidratação 💧 

 

Muitos são os benefícios em beber água com frequência, e essa é uma prática indispensável e crucial à grávida pois sua ingesta garante melhor circulação sanguínea, promovendo boa pressão arterial à gestante e garantindo seu bem-estar na gestação; elimina toxinas consequentes de todo processo metabólico; estabiliza os níveis do líquido amniótico em quantidades ideais ao bebê, além de prevenir uma série de infecções à gestação.

 

4.      Uso de Roupas Leves 💨

 

A quantidade de vitamina D que será absorvida é proporcional à quantidade de pele que está exposta; portanto, nesse momento especial, dê preferência à roupas leves e com maiores aberturas, que proporcionem maior aproveitamento da luz solar.

 

5.      Prevenção de Problemas pela Falta de Vitamina D 🌱

 

A boa absorção da luz solar garante à futura mamãe e ao seu bebê a prevenção de inúmeros problemas consequentes da carência de vitamina D, tais como:

 

·         Diabetes gestacional

·         Pré-eclâmpsia

·         Infecções vaginais

·         Parto prematuro

·         Aumento da quantidade de gordura

·         Baixo peso ao nascimento do bebê

 

Portanto, procure tomar banhos de sol por um bom período ao início das manhãs e aos fins de tarde, para que assim seja assegurada de máximo conforto e bem-estar durante os seus dias como futura mamãe!

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Topo